sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Jogo da Toupeira


UTILIZANDO A LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS


Para agradar em cheio nossos novos alunos da classe de alfabetização, nada como utilizar o livro “Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela”, de Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch. Conheci esse livro por indicação de Lica Araújo, que é sempre cheia de ideias e novidades.

No livro, a toupeira passa o tempo todo procurando quem fez cocô em sua cabeça quando saía da sua toca e, por meio das conversas e análises dos formatos dos cocôs de vários bichos, chega, com a ajuda de duas moscas, à conclusão de que foi o cachorro o responsável pelo acontecido e, inclusive, “dá o troco” no mesmo. Ao conhecê-lo, percebi logo que seria um excelente material de trabalho.

Através do livro, as crianças entrarão em contato com diversos animais: toupeira, lebre, mosca, cabra, cachorro, porco, vaca, cavalo e pomba. É importante que o professor trabalhe inicialmente com o portador original do texto: o LIVRO.  Em “A Importância do Ato de Ler”, Paulo Freire afirma que a leitura do mundo é anterior à leitura da palavra e que TODOS trazem consigo sua experiência de vida para compor essa leitura.

É fato que as crianças chegam à escola cheias de receios e também de expectativas para saberem quem será seu professor, quais atividades farão e afoitas para aprender a ler e a escrever. É importante ressaltar que todas possuem suas hipóteses em relação ao processo de leitura e de escrita, as quais, certamente, não são iguais umas das outras. Podemos também encontrar crianças que nunca frequentaram a escola e estejam num processo bem inicial em que haja o desconhecimento das letras do alfabeto, bem como o nome das mesmas, por exemplo. É importante ter em mente que o grupo é sempre heterogêneo, mas que isso é, na verdade, um fator importante para gerar aprendizagem no grupo e trabalhar com as necessidades de cada criança, na tão conhecida zona de desenvolvimento proximal, conforme descrita por Vygotsky.

Pensando dessa forma, o livro poderá ajudar o professor a garantir um ambiente bem agradável e descontraído, pois a história chama a atenção das crianças que gostam desses assuntos “nojentos” e divertem-se bastante. Paralelamente, muitas reflexões sobre o sistema de escrita poderão ser oferecidas, como fazer pseudoleituras dos nomes dos animais, relacionando-os aos seus próprios nomes, contar e reconhecer a qual animal os cocôs pertencem, estimulando-os a expressarem-se oralmente, identificar sons iniciais e finais dos bichos, além de nos ajudar a fazermos as sondagens iniciais tão importantes nesse momento.

JOGO: CORRIDA DAS INICIAIS


Para identificação de algumas letras iniciais montei o jogo: “Corrida das Iniciais”. Este é constituído de um tabuleiro, marcadores e um dado.

Para o jogo escolhi 6 animais do livro cujas iniciais são diferentes umas das outras.






T= toupeira
L= lebre
M= mosca
C= cachorro
P= pomba
V= vaca

Usamos um dado e, em cada face, a letra inicial de cada bicho.


O tabuleiro possui um percurso (saída/chegada), composto pelas imagens dos bichos escolhidos para o jogo. Para formar o percurso, as imagens foram coladas aleatoriamente, tomando-se o cuidado para que o mesmo animal não apareça um ao lado do outro. Como são seis bichos, serão necessários cinco conjuntos de bichos:

Para jogar, cada participante coloca seu marcador na saída e escolhe-se quem será o primeiro a lançar o dado. O jogador joga o dado e avança para a primeira figura que começa com a letra sorteada e passa a vez para o próximo jogador. Vence o jogo aquele que alcançar o final do percurso.

Para que as crianças consigam jogar, é necessário que estejam familiarizados com os animais da história através de atividades anteriores e principalmente através da exploração do livro em si.

O objetivo do jogo, ao lançar o dado, é refletir à qual animal pertence aquela letra, ou seja, T é de toupeira, M é de mosca.

Novas reflexões podem ser exploradas após o jogo ou em outros momentos, como: Com que letra começa a palavra cachorro? Em nossa turma tem alguém cujo nome comece com essa letra? Quais objetos na sala começam com a letra “T” de toupeira? Dentre os objetos que estão na mesa, quais são os que terminam do mesmo jeito que “mosca”?

Alfabetizar dentro de um contexto letrado faz com que a criança possa explorar seus conhecimentos prévios, além de aprender com outras crianças do grupo. Utilizar livros de literatura infantil e propor situações a partir destes, torna o ambiente alfabetizador propício às descobertas e aprendizagens totalmente significativas.

Ana Antunes