quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Jogo: Cubra a diferença

Procurando no  caderno de jogos do Pnaic por um jogo de subtração  para utilizar com meus alunos, encontrei  o “Cubra a diferença”.  Quando  li sobre ele fiquei um pouco receosa, pois o mesmo me parecia bem simples. Entretanto, eu tinha algumas crianças na turma que estavam com dificuldades para subtrair e resolvi  produzi-lo e utilizá-lo. O jogo “caiu como uma luva”, pois acertou em cheio na dificuldade dos alunos. O problema era que os alunos somavam em vez de subtrair. Mesmo que a operação fosse de “menos”, um grupo sempre somava!

No jogo, cada criança fica com uma cartela numerada  de 0 a 5 e cinco cartões. Para jogar,  usa-se dois dados.  Ao lançar os dados, a criança deve fazer o cálculo da subtração.  Aí é que vem a maravilha, pois o aluno precisa subtrair, porque se somar não encontrará a resposta na cartela. Também tem outra coisa bacana: ao lançar os dados, a criança precisará ver qual é o número maior para subtrair do menor.  Sendo assim, se lançar os dados e sair 6 e 2, caso some, dará 8 e não tem oito na cartela! Portanto, há algo de errado! Ao subtrair encontrará o 4 como resposta. Então, pega um cartão  e cobre o resultado 4. Vence quem cobrir todos os números da cartela.


Depois de jogarmos, fizemos diversas reflexões sobre as possibilidades de resultados.  Em quais possibilidades  podemos obter  o número 3? 4-1, 5-2, 6-3. Vimos que o 5 é o número mais difícil, pois possui apenas uma possibilidade nos dados, o 6-1.  Após essas reflexões, que podem ser feitas oralmente ou por escrito, os alunos registram o jogo através de desenho e explicam por escrito como se joga. 




Um abraço,
Ana Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário