quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Oba, hoje tem caixa surpresa!





É varinha de condão. Quando raspa na caixinha, faz luz na escuridão. O que é? "Fósforo!"

Júlia acertou a resposta e pode abrir a caixa surpresa, que mais uma vez, ninguém acertou o conteúdo. Era um pen drive.

__O que deve ter aí?

__Pode ser foto!

__Mas não é!

__Pode ser um vídeo!

__Mas não é!

__Pode ser uma música!

__Isso mesmo! Vamos ouvir?

Quando começou a tocar as crianças ficaram surpresas! Que música bonita, disse Joaquim!

Camily: Acho que é da China!!!
Quando se ouve a voz da cantora, Camily afirma: “Agora tenho certeza que é da China!”
Depois, continuou os comentários:
Eu vou fazer uma pesquisa em casa para investigar essa língua!
Sabe... Tem muita coisa misteriosa aí! Na segunda veio a poesia do Gato da China com o mapa e hoje uma música da China. Isso tá muito misterioso!

Catharina: Isso é ópera, heim!!!! Eu gostei muito da música!

Camily: Será que a ópera é da China?

Professora: Será? Temos que pesquisar!


Como é motivante ouvir as crianças. Vê-las tentando buscar respostas, perguntando aos pais as respostas que precisam, pedindo ajuda ao irmãos mais velhos para pesquisarem na internet e ainda, tentando buscar sentido para o que aprendem. Isso só é possível quando não levamos conceitos prontos para os alunos e nos permitimos ouvi-los. Para mim, essa é a verdadeira função da escola. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Coisas simples, Lica. Mas.... muito empolgante. A Madalena Freire sempre fala que o planejamento nasce da avaliação. Vem da criança para a criança e tem sido bem por aí mesmo.
      Bjs,
      Ana

      Excluir