domingo, 30 de agosto de 2015

"Sua Alteza a Divinha"

 
A leitura de “Turandot” se aproxima, pois os alunos já conseguirão, na semana que vem, compreender a relação entre ópera e orquestra e construirão o conceito de ópera.

Resolvi trazer uma caixa surpresa bem interessante: Um livro de Angela Lago com uma trama parecida com a de Turandot: “Sua Alteza a Divinha” e também algumas palavras-chave.

 

O livro conta a história de Louva-a-Deus, um homem religioso, que deseja tentar a  sorte, elaborando e respondendo três adivinhas da princesa. Se  acertasse, teria o privilégio de casar-se com a princesa. Caso contrário, forca!
Levei para a sala de aula, alguns chocalhos da Casa de Leitura e os distribuí entre as crianças, após a leitura das palavras. À medida que a palavra-chave fosse dita, os alunos teriam que fazer “barulho”!

Felicidade geral quando "Louva-a-Deus" acerta a última adivinha e casa com a princesa

Foi muito empolgante, pois desde o início da leitura, os alunos a-do-ra-ram a história! Fiquei muito contente, pois essa é a trama chave da parte literária da nossa ópera.

No final, a grande pergunta: “Mas se todas as caixas surpresas se relacionaram com a China, o que essa teria  em comum?”

__ Será que o livro foi feito na China? Pergunta Joaquim.

Reli o nome da Editora: RHJ e o endereço contido no livro. Eles concluíram que não era.

__ Será que a autora é chinesa? Pergunta Camily.

Reli o nome da autora do livro: Angela Lago.

Eles logo disseram que ela não poderia ser chinesa com esse nome.

__ E se essa história for uma lenda contada na China? Reflete Maria Luiza Costa.

__ Hum.... Será?
 

__ Mais um mistério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário