terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Caça ao tesouro




Outra caixa surpresa quase não foi aberta! A adivinha estava bastante difícil, segundo eles.

O que é, o que é?
É meu, mas meus amigos usam mais do que eu!

Foi um batalhão de respostas, mas enfim, Yago disse: O nome!

Ufa! Salvou os alunos... E a professora!!!! Yago, mais que merecidamente, abriu a caixa. Era um outro “caça ao tesouro”. Eles ficaram muito empolgados. O primeiro caça ao tesouro nos levara a uma cerejeira. E agora?


A brincadeira foi realizada no “Canto de São Francisco”, nosso espaço de Educação Ambiental”. O objetivo era trabalhar com as características de cada "estação", como dizemos, com a leitura das pistas e a escrita das respostas. Além disso, tínhamos que achar um elemento importante da cultura chinesa.

 Para cada pista, uma resposta e um lugar diferente:


Sou a sala de aula sem carteiras?
R= ARQUIBANCADA



As borboletas me adoram. Quem sou eu?
R= BORBOLETÁRIO




Tenho terra fofa, graças às minhocas. Quem sou eu?
R= MINHOCÁRIO




Os “restos” vem pra cá e os transformo em húmus?
R=COMPOSTEIRA




Tem comida fresquinha saindo...
R= HORTA




Tenho um telhado que deixa a casa bem fresquinha.
R= CASA DE TELHADO VERDE




Dou frutas fresquinhas e gostosas.
R= POMAR




Estou na entrada do “Canto”. Vivo nadando e sou originária da China.
R= peixe




As crianças não sabiam que o nome do peixe era carpa. Catharina sugeriu que lêssemos o texto que veio junto ao caça ao tesouro para descobrirmos, pois certamente no texto, haveria de ter no nome do peixe.

Realmente! Era a lenda da carpa que é originária da China.



Em sala de aula, relemos o texto e cada criança desenhou o que mais gostou.



 Ainda em sala, fizemos umas carpas com rolos de papel higiênico, papel de seda e papel crepom para enfeitar o ambiente. Dizem que traz sorte!

Ana Antunes



Nenhum comentário:

Postar um comentário