segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Descobrindo o que é ÓPERA!!!!!

Nesta semana (início de setembro), tivemos dois encontros na “Casa de leitura”.  Na primeira mediação, Bruna retomou os conceitos ligados à orquestra. A atividade consistia em emparelhar imagens e palavras (maestro, partitura, orquestra, notas musicais...). As crianças mostraram que tinham aprendido realmente muitas coisas. Mas, antes de iniciarem a atividade, tinham que decifrar a resposta de uma adivinha para abrir uma caixa surpresa, cujo conteúdo era um chapéu chinês.



Na atividade, as crianças sorteavam palavras, que tinham como desafio ler com autonomia, e emparelhavam às figuras correspondentes. Além de ler e emparelhar, tinham que explicar o que entenderam.





Depois, pediu que uma criança explicasse o que era o COMPOSITOR.  As crianças juntas logo foram dizendo que o “compositor compunha as músicas”.  Bruna retomou a música “Nessun Dorma”. Disse que mostraria a eles o compositor Giacomo Puccini. As crianças ouviram atentamente as informações sobre ele. Bruna mostrou a imagem de três de suas obras: Tosca, Madama Buterfly e Turandot. As duas últimas chamaram muita atenção das crianças que ficaram intrigadas. Camily disse que estava achando aquilo estranho porque a mulher da imagem de Madama Buterfly tinha o cabelo e a roupa de uma chinesa e a de Turandot também. Hum.... Após essa aula, as crianças conseguiram conhecer melhor o trabalho de um compositor e também começaram a desvendar o mistério!



As crianças estavam bem desconfiadas e já está chegando a hora de ajudá-los a descobrir o que desejam!


Na segunda mediação, Bruna explica que colocará novamente a música “Nessun Dorma” de.... “Puccini”, gritam as crianças!

Entretanto, ela explica que colocará em duas situações diferentes e eles terão de observar as semelhanças e diferenças.

Bruna mostra um cartaz. As crianças lêem rapidamente... “O que é ópera?” “O que tem na ópera?”

Bruna: “Vocês já falaram muitas coisas que tem na ópera.”

Joaquim: “Tem orquestra!”

Camily: “O que o Puccini tem haver com a China?”

Joaquim: “Deve ser uma obra dele.”

Camily: “Será que lá na China eles gostam de ópera?”

Bruna coloca novamente a orquestra tocando “Nessun Dorma” e depois o trecho da ópera “Turandot”, em que aparece a música “Nessun dorma”. Quando termina, Bruna colhe as impressões das crianças:

Thifany: Eu vi que são dois homens diferentes cantando. Em cada vídeo é um.

Rafaela: “Não vi o maestro no segundo vídeo.”

Júlia: No segundo vídeo ele fica parado. No primeiro o homem fica parado até o show acabar e no segundo ele fica andando.

Camily: “Os instrumentos estavam escondidinhos em outro lugar. Não estavam aparecendo.” No primeiro, a orquestra estava junto do cantor.”

Thayla: “Eles não estavam no mesmo lugar.”

Maria Isabel: “A música era a mesma.”

Ana Beatriz: “Eu ouvi os instrumentos, mas não vi”

Joaquim: “Os cenários são diferentes. No segundo é um teatro.”

Julia: “Esse vídeo está ‘de noite’ no outro não.”

Anna Lívia: “Não era a mesma tela. O lugar era diferente.”

Camily: “No segundo a luz estava apagada.”

Joaquim: “Nos dois tinha uma orquestra.”

Camily: “O homem estava com uma roupa diferente.”

Joaquim: “Ópera é misturado com orquestra”

Joaquim: “Opa, volta lá e mostra o cartaz do Puccini que eu acho que eu já sei de qual se trata.”

Bruna retoma as falas e mostra uma caixa com diferentes palavras. Vamos ver o que tem em uma ópera?

Bruna: “Alguém disse a palavra TEATRO. Vamos ver se aqui tem a palavra teatro?

E assim foram recapitulando as falas e buscando as palavras na caixa. Até que descobrem tudo o que há numa ópera: teatro, dança, orquestra, emoção, música... Depois, Bruna mostra algumas tiras com palavras para que organizassem o sentido e enfim conseguissem formar o conceito de ópera.

“Ópera é um drama(teatro), acompanhado por uma orquestra em que os diálogos são cantados.”

E, enfim, todos ficam satisfeitos e Joaquim volta ao cartaz de Puccini e diz logo: "É uma dessas que nós vamos conhecer porque tem a ver com a China!"



Alunos fazendo a relação entre os vídeos assistidos





 Ufa!!!! Até que enfim!!! Posso afirmar que nessa altura do trabalho as crianças estavam completamente integradas ao trabalho que começou em agosto. Os próximos passos serão os seguintes: conhecer a obra e depois dramatizá-la.









Nenhum comentário:

Postar um comentário